Palestra de assessor de imprensa sacode auditório da FPG



Por Ana Luisa Vieira e Thiago Manga

A Faculdade Pinheiro Guimarães recebeu, na noite da última sexta-feira (22/03), no auditório da instituição, a visita do jornalista Flávio Dias, fundador da FD Assessoria, empresa que trabalha com prestação de serviços de Assessoria de Imprensa no âmbito esportivo. O convidado bateu papo com os alunos, esclareceu dúvidas e contou de maneira informal e sincera como é o agitado ofício de um assessor de imprensa.

Palestra reuniu quase uma centena de alunos (Foto: Raphael Fedocci)

Flávio começou sua carreira em 1989, como repórter da Rádio Carioca. Apesar de pequena, a rádio proporcionou ao então jovem jornalista a oportunidade de trabalhar com grandes profissionais. Ainda como repórter, passou pela Rádio Capital, Transamérica e Tupi, além do Jornal dos Sports, tendo participado de mais de 2.000 transmissões esportivas. Foi assessor de comunicação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 1998, na época em que o técnico Vanderlei Luxemburgo comandava a Seleção Brasileira. Em 1999, criou a empresa FD Assessoria, que atende diversos atletas, entre eles, Juninho Pernambucano e Loco Abreu.


Flávio contou que nos anos 80 havia muito mais liberdade no mundo da assessoria. Com o interesse no business aumentando e com os salários exorbitantes dos jogadores, a coisa vem ficando cada vez pior e fora de controle. “Para quem acha que é fácil trabalhar nessa área, eu aviso, ainda dá tempo de desistir. De fácil não tem nada”, frisou Flávio.

Quando trabalhou no Giro Esportivo, direto de São Januário, assistia a qualquer jogo, tanto do time de base quanto do time profissional. “Fazia não porque queria me promover ou algo do tipo, mas sim porque queria ser o mais informado, antenado sobre o que ocorria dentro do clube”, lembrou o jornalista, que argumentou que agir dessa forma o ajudou bastante, pois quando um jogador subia para o time profissional, o mesmo já conhecia o perfil completo do atleta.

O primeiro slide exibido na palestra exaltava a seguinte frase: "Não há dúvidas que o Assessor é a atividade mais odiada dentro do jornalismo esportivo". O que não era para ser assim, pois o profissional de Assessoria de Imprensa é um profissional como qualquer outro. Aconselhou aos futuros colegas de carreira a não ser um “empatador”, afinal, um trabalho depende do outro, repórter de imprensa e assessor.

Em toda profissão existe o lado bom e o lado ruim. Flávio Dias citou que o que mais o cativa é o fato de cada dia ser diferente do outro. Todo dia uma história diferente e é necessário saber conviver com as diferenças. O lado ruim fica por conta da ausência de feriados com a família. “Sabem quantos natais passei em casa nos oito anos que trabalhei no rádio? Nenhum”, disse.

O assessor de imprensa alertou que o profissional deve cuidar da sua imagem em primeiro lugar, para depois pensar na imagem do seu cliente. Flávio argumentou que se preparou de várias formas, principalmente investindo nos estudos. Contou que a primeira pergunta que fizeram à ele quando o jogador Juninho Pernambucano foi para Nova Iorque foi: você fala inglês?

“Exercite seu dom tanto para escrita quanto para oratória, não tenha preguiça de fazer cursos, pois apenas os mais preparados terão sucesso no competitivo mercado.”, ressaltou Flávio Dias, completando: “Ficar rico com o Jornalismo é quase impossível, mas os mais capacitados conseguirão viver bem”.

Ao fim do evento, houve sorteio de brindes, como uniformes de times, cases para notebook, livros e sacos de feijão personalizados com os escudos dos quatro grandes clubes do Rio.
O evento foi ministrado pelo professor da FPG, Helio Araújo, e foi aberto a todos os alunos e professores da instituição de ensino.


Em agradecimento:
Email: flaviodias@fdassessoria.com.br
Twitter: @fdassessoria
Instangram: fdassessoria
www.fdassessoria.blogspot.com.br


Centro Acadêmico FPG
Comissão de Eventos Jornalísticos

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário